domingo, 9 de agosto de 2009

O Gato e o Besouro

Exatamente ás 6 horas da manhã do dia 24 de dezembro eu acordei. Talvez o ar de um dia de Natal não deixou eu voltar a dormir. Engraçado não querer dormir as seis? Ah, se eu ainda tivesse o luxo de escolher o dia de perder o sono ao azul escuro das seis...Pensei em ir às pedras mas estava garoando, e eu não estava tão acordado assim.

Resolvi então ficar na sala comendo bolo e imaginando que na mesma hora do amanhã, eu estaria dormindo ou comendo a salada de fruta da ceia. Percebi também, que tinha lembrado dos meus sonhos. Quase nunca lembro, e assim fui buscá-lo na esperança de dormir e sonhar de novo. Até que estava curioso o estado do silêncio. O vermelhão das luizinhas junto com o céu cada vez mais azul claro, pensei até em abrir uma cerveja.Foi então que descobri que eu não era o único acordado. O papai noel poderia estar, mas não era ele....era o meu gato.

Estava embaixo da árvore de natal, estático, com a pupila do tamanho de uma bolinha de gude. Parecia o rambo nas barricadas do Vietnã. Pensei comigo - Porque esse senhor não está dormindo? ele devia saber que amanhã ele não vai dormir, porque aqui em Santos, turista sem noção tem mania de soltar fogos no Natal....e o bicho fica louco. Mas ele não queria comer, e nem conversar....ele estava olhando para o teto. Fazer o que, fui olhar também, de repente era a alma penada de um rato. Olhei....tinha um besouro. Cara, um besouro minúsculo, mas só de sombra parecia uma tartaruga. Imponente. Cheguei mais perto pra ver e senti o valente la embaixo dar uma miada. Ele podia ta dizendo duas coisas - O porra de moleque, sai daí, eu ja tô aqui embaixo pra ele não me ver!, ou - Mermão, sai daí que senão vai fica pequeno pra tu, o cara é grande.

Queria saber no que ia dar aquilo. Situação engraçada. Não deu outra, fui colocar um samba pra passar o tempo. Passa 5, 10 minutos e os bichos não cansam de ficar parado. Após um tempo, como que no stress de um besouro - estátua, o inseto decidiu dar uma voadinha. O gato ficou louco. Saiu debaixo da árvore com cara de fome, só faltava virar o batman.A cena era essa: preto - vermelho - preto, um gato pulando e o besouro voando. Os dois pareciam felizes, um por saber voar e outro por pensar que vai pegar. Era o natal do meu bixano. A gente gosta de comer pernil e soltar fogos e ele gosta e pegar besouros. Que bom que pelo menos ele aproveitou, porque no dia seguinte só ficou embaixo da cama.

Um comentário: